Clínica Infans

A Clínica Infans, localizada em Vitória, desenvolve um trabalho direcionado aos eventos da gravidez, parto, pós-parto, desenvolvimento infantil e estímulo à vinculação particular de cada família com seus filhos. Para nós, cada família é única: pai e mãe descobrirão o que é necessário para o bem-estar de seus filhos e da vida familiar.
 
Porém, podem haver percalços nesse caminho. Por se tratar de uma questão para muito além da biológica, a constituição dos papéis parentais e da vinculação com os bebês também é atravessada por questões emocionais/psíquicas, sociais, econômicas que podem interferir no exercício do cuidado com o bebê. Quando encontramos situações familiares de estresse, ansiedade, depressão, luto, a vinculação entre pais e bebês pode ser afetada.

Nossa missão, enquanto profissionais de saúde mental perinatal, é acolher e cuidar de sofrimentos psíquicos e problemas de desenvolvimento familiar desencadeados pelas vivências do período da gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar e incentivar as famílias na construção de suas identidades e estilos enquanto pais e mães.
 
COMO TUDO COMEÇOU
A Clínica Infans foi fundada em 2005, em São Paulo, pela psicóloga capixaba Bianca Martins que, a partir de 2008, passou a atuar em Vitória (ES), no atendimento clínico às gestantes, bebês e famílias, bem como crianças, adolescentes e adultos, nas diversas demandas emocionais.

Bianca graduou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2004. Iniciou sua formação no atendimento das questões emocionais perinatais como estagiária na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), atuando com gestantes de alto risco obstétrico e com bebês prematuros e suas famílias (2003-2004).

Após a graduação, cursou especialização em Psicoprofilaxia em Medicina Fetal na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), nos anos de 2005 e 2006, atuando com famílias gestantes de bebês que não sobreviveriam ao nascimento.

Entre os anos 2006 e 2008, cursou Mestrado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp/EPM, onde debruçou-se sobre o tema abortamento e os cuidados em saúde de que as mulheres nessa situação necessitam. Nesse período atuou como psicóloga responsável pelo Serviço de Atendimento Psicológico às Mulheres Vítimas de Violência Sexual e programa de abortamento previsto em lei do Serviço de Obstetrícia da Unifesp.

Já nos anos de 2008 a 2010, de volta ao Hucam, coordenou pesquisas via CNPq, Fapes e Facitec Vitória no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Mastologia do curso de Medicina da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), implantou o serviço de Psicologia Perinatal e atou como psicóloga dos ambulatórios e enfermarias de Obstetrícia, Ginecologia e Mastologia do Hospital Universitário.

De 2009 a 2011, atuou como professora universitária nas cadeiras de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise e estágio acadêmico e coordenou o curso de Psicologia da Faculdade de Vitória (Favi).

Entre 2012 e 2014 participou como consultora do Programa Mãe Adolescente do Departamento de Pediatria do Curso de Medicina na Ufes.

Iniciou sua formação em psicanálise em 2002, na Escola Brasileira de Psicanálise de Vitória. Em 2008 inscreveu-se como psicanalista participante da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, onde desde 2014 é psicanalista membro.

É palestrante em cursos de gestantes e famílias, entre eles os da Balãozinho Glória e do Vitória Apart Hospital. Realiza cursos e conferências nacionais e internacionais.

É autora de artigos científicos em revistas de grande impacto e colunista da Revista AG do jornal A Gazeta, do Espírito Santo.
 
foto foto
COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS